Recuperação Ambiental
Preservar as florestas nativas e proteger os seres que nelas vivem está em perfeita sintonia com a tradição budista de respeito a todas as formas de vida. A ação ambiental sempre foi uma das mais importantes atividades do Mosteiro Zen Morro da Vargem.
O trabalho dos monges é diário na recuperação da área. Já foram plantadas mais de 200 mil mudas de jacarandás, jequitibás, vinháticos e outras espécies nativas da Mata Atlântica, que atraíram animais expulsos pelo desmatamento ocorrido na região.
O Mosteiro cuida de uma área de 150 hectares, 140 deles reservados exclusivamente para a preservação e recuperação da Mata Atlântica. Os 10 hectares restantes são ocupados por templos, jardins e agricultura de subsistência. Esse modelo de ocupação foi destacado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 1997, como uma das mais bem-sucedidas experiências brasileiras de desenvolvimento sustentável.
- Polo de Educação Ambiental
Em 1992, através do projeto Mata Atlântica, do Governo do Estado do Espírito Santo, o Mosteiro tornou-se um Polo de Educação Ambiental, tendo como parceiros as Prefeituras de Ibiraçu, Aracruz, Fundão e João Neiva, a SEAMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), o IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), a VALE e a FIBRIA, com objetivo de desenvolver ações de educação ambiental para a comunidade escolar e os diversos segmentos da sociedade. Em 2013, com a entrada de nova parceira, a SEDU – Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo, tornou-se um Polo de Educação Sustentável.
- Santuário Ecológico
As terras do Mosteiro Zen foram declaradas, em 1999, Posto Avançado da Reserva da Biosfera, pela MAB-Unesco (programa O Homem e a Biosfera, da Unesco). Nesse mesmo ano, o botânico e pesquisador Cláudio Nicoletti Fraga publicou a descoberta de uma espécie de orquídea endêmica chamada Bulbophyllum, B.gomessi Fraga, identificada na área do Mosteiro.
Os Postos Avançados são centros de divulgação das ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva. Para ser reconhecida como um Posto Avançado é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva, nos campos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.
http://www.rbma.org.br/rbma/rbma_2_postosavanc.asp
Em 2002, o Mosteiro foi ganhador do prêmio Muriqui, concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera (MAB-UNESCO).
No ano de 2004, Fraga publicou a descoberta de outra espécie de orquídea, a Bulbophyllum arianeae.
Hoje, o Mosteiro responde pelo norte do Espírito Santo no corredor ecológico que compreende 15 estados brasileiros, e que faz parte de uma rede de 440 reservas em 97 países.
- ARIE
Em 23 de novembro do ano de 2005, através do Decreto Estadual nº 1588-R, a área do Morro da Vargem, onde se localiza o Mosteiro, junto a 18 propriedades do entorno que compõem a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico), tornou-se uma Unidade de Conservação Estadual.
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS (Nações Unidas)
Como fomentador de práticas sustentáveis, o Mosteiro está alinhado a uma agenda mundial sobre Desenvolvimento Sustentável proposta pela Cúpula das Nações Unidas. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que preveem ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. O Mosteiro, dentro das suas iniciativas, contempla 15 dos 17 ODS definidos, não atendendo, até o momento, apenas a ações ligadas ao ecossistema marítimo e à energia.
Endereço:
Rodovia BR-101 Norte Km 217, s/nº
CEP: 29.670-000
Ibiraçu, Espírito Santo - Brasil
Cel.: +55 (27) 99743-6285
WhatsApp: +55 (27) 99721-2930
Atendimento da secretaria:
De segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 12h às 15h