Unidade de Conservação Ambiental
Preservar as florestas nativas e proteger os seres que nelas vivem está em perfeita sintonia com a tradição budista de respeito a todas as formas de vida. A ação ambiental sempre foi uma das mais importantes atividades do Mosteiro Zen Morro da Vargem.
O trabalho dos monges é diário na recuperação da área. Já foram plantadas mais de 200 mil mudas de jacarandás, jequitibás, vinháticos e outras espécies nativas da Mata Atlântica, que atraíram animais expulsos pelo desmatamento ocorrido na região.
O Mosteiro cuida de uma área de 150 hectares, 140 deles reservados exclusivamente para a preservação e recuperação da Mata Atlântica. Os 10 hectares restantes são ocupados por templos, jardins e agricultura de subsistência. Esse modelo de ocupação foi destacado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 1997, como uma das mais bem-sucedidas experiências brasileiras de desenvolvimento sustentável.
- Polo de Educação Ambiental
- Santuário Ecológico
http://www.rbma.org.br/rbma/rbma_2_postosavanc.asp
Em 2002, o Mosteiro foi ganhador do prêmio Muriqui, concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera (MAB-UNESCO). No ano de 2004, Fraga publicou a descoberta de outra espécie de orquídea, a Bulbophyllum arianeae. Hoje, o Mosteiro responde pelo norte do Espírito Santo no corredor ecológico que compreende 15 estados brasileiros, e que faz parte de uma rede de 440 reservas em 97 países.- ARIE
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS (Nações Unidas)
Patrocínio
Apoio

Endereço:
Rodovia BR-101 Norte Km 217, s/nº
CEP: 29.670-000
Ibiraçu, Espírito Santo - Brasil
WhatsApp: +55 (27) 99721-2930
Atendimento da secretaria:
De segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 12h às 15h