mosteirologo2

ibiracunome2

CERIMÔNIA DE ASCENSÃO SHINSAN KESSEI

CERIMÔNIA DE ASCENSÃO SHINSAN KESSEI REALIZADA NO MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM

O ano de 2017 no mosteiro zen foi marcado pela realização da Cerimônia de Shinsan Kessei, que é a maior graduação de um monge. Após tal graduação o abade de um templo ou mosteiro é elevado à categoria de Daioshō.

Assim, o monge Daiju passa a ser reconhecido como Monge Kōgaku Daiju Daioshō, 3º Fundador e Construtor do Mosteiro Zen Morro da Vargem,  Hakuun Zan Zenkoji (Monte da Nuvem Branca - Templo da Luz do Zen).

É uma tradição da Escola Zen a construção dos templos ao pé de uma montanha, o que faz com que todos os templos, além de receberem um nome próprio, recebam também o nome da montanha.

O evento foi realizado seguindo todos os ritos e tradições, e para que isso fosse possível recebeu uma comitiva de monges do Japão, que ocuparam vários cargos durante o período oficial de treinamento (Ango), quando foram oficiadas as Cerimônias de Shinsan Shiki e Shinsan Kessei, que podem ser feitas separadamente, mas é um costume atual fazer as 2 juntas, de onde vem o nome Shinsan Kessei (晋山結制)

O ideograma Shin () significa avançar; San () significa montanha; Shiki () quer dizer cerimônia. Portanto, quando se diz montanha, refere-se ao templo. Sendo assim, Shinsan shiki é uma cerimônia em que o Abade avança em seu treinamento, entrando na direção do templo. Diz-se que ele recebe uma nova vida, se adentra e avança cada vez mais para cuidar desse templo.

Durante esta cerimônia, o novo Abade sobe no altar – palco dos Sermões do Dharma – reafirmando a sua entrada neste templo. Sobre o altar, ele roga pela prosperidade do país, pela fé e boa formação dos praticantes e membros ligados a este templo. É uma cerimônia que proclama os ensinamentos do Dharma.

Na ocasião, também aconteceram as cerimônias de Combate do Dharma Hossen Shiki, de entrada do Shussô na Sangha Shussô Nyu Ji Shiki (O monge Dainan Mokusen foi o primeiro Shussô do Mosteiro Zen Morro da Vargem), a cerimônia que roga aos Budhas e Deuses a proteção, paz e harmonia (Dojido Nenju) e a cerimônia de recitação de sutras para os fundadores e sucessores (Kaisan Rekiju Fugin).

Fotos de Sagrilo e Jove Fagundes

1 baixa

2 b

3 b

4b

5 b

6 b

7 b

8 b9 b

 

10 b

11 b

12 b

13 b

14 b

15 b

17 b

Daiju MZ MV 048 Foto Sagrilo Baixa

Daiju MZ MV 062 Foto Sagrilo Baixa

Daiju MZ MV 076 Foto Sagrilo Baixa

Daiju MZ MV 151 Foto Sagrilo Baixa

Daiju MZ MV 203 Foto Sagrilo Baixa

Ds MZ MV 013 Foto Sagrilo Baixa