mosteirologo2

ibiracunome2

Peregrinação 2017 - 30 anos de Caminho da Sabedoria

MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM

CAMINHOS DA SABEDORIA - 30 anos

Mosteiro Zen abre inscrições para o retiro peregrino 2017, que acontecerá entre os dias 19 (domingo) e 26 (domingo) de novembro de 2017.

Iniciado pelo monge Zen Daiju em 1987, o Caminho da Sabedoria é um diálogo entre o Budismo e o Cristianismo, através de um caminho de peregrinação espiritual marcado por igrejas, capelas e templos, além das de belas manifestações da Mata Atlântica no município de Ibiraçu, ES.

É um percurso para ser vivido com espiritualidade, em busca da real sabedoria presente em todas as tradições.

Para celebrar os 30 anos de tantas e diversas peregrinações, o Mosteiro Zen Morro da Vargem e a Comunidade Cristã Ecumênica da Trindade oferecem uma semana de convivência monástica cristã-budista, como continuidade dos Retiros Peregrinos já animados já com parceria em 2013, 2014 e 2016.

Durante uma semana, de 19 a 26 de novembro de 2017, uma pequena fraternidade inter-religiosa, constituída de monges budistas e cristãos, junto com os inscritos participantes, que podem ser qualquer religião ou mesmo sem ela, partilharão o caminho da sabedoria, iniciando por um período eremítico na Estação Cultural do Mosteiro Zen Morro da Vargem. 

Quer seja no eremitério ou no caminho, a cada dia serão propostos orações cristãs e momentos de meditação Zen, em harmonia e diálogo respeitoso. Peregrinos e eremitas meditarão uma tradição peregrina por dia, com uma introdução geral no 1o dia, e nos dias seguintes hinduísmo, judaísmo, budismo, cristianismo e islã. Para cada dia teremos uma oração própria dessas tradições acompanhada de um pequeno texto de apresentação.

O circuito Caminhos da Sabedoria é um diálogo entre o Budismo e o Cristianismo, através de um caminho de peregrinação espiritual marcado por igrejas, capelas e templos, além das belas manifestações da Mata Atlântica. O município de Ibiraçu, aonde se encontra o mosteiro, por si só, já consagra este laço entre as duas religiões, pois abriga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, sinal da fé católica que chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX, e o Mosteiro Zen do Morro da Vargem, primeiro mosteiro budista de toda a América Latina, fundado em 1974. É um percurso para ser feito com espiritualidade, em busca da real sabedoria. 

Esta ação conta com a participação, na forma de parceria, do Irmão Henrique Peregrino da Trindade, de Salvador, BA.   

Irmão Henrique, monge peregrino da Igreja Católica, vive a vocação peregrina desde 1989. No ano 2000, suscitou uma Comunidade de Peregrinos e Peregrinas em Salvador, Bahia. Encontraram pouso numa igreja abandonada cedida pela Arquidiocese, onde acolhem os peregrinos da vida, trecheiros ou moradores de rua. Animam todo ano diversos Retiros Peregrinos no Brasil, inclusive pelo Caminhos da Sabedoria em 2013 e 2014. (Site da Comunidade: http://igrejadatrindade.blogspot.com.br)

Grande incentivador do ecumenismo e frequentador dos retiros espirituais do Mosteiro Zen, Irmão Henrique coordena esta caminhada direcionada aos monges e freiras da igreja católica e aos monges budistas de Ibiraçu, como aos interessados em geral.

"Em cada comunidade onde vamos ser acolhidos, bem como no Mosteiro, pretendemos vivenciar os horários e costumes da Comunidade, assim como os tempos de oração ou meditação."

Por ser um retiro peregrino partilhado com o Mosteiro Zen, haverá a proposta, a cada dia no caminho, de momentos de meditação (Zazen) na Natureza.

Ainda segundo Irmão Henrique, "aí reside uma das intuições do retiro peregrino: acolher a sabedoria milenar depositada nas comunidades/mosteiros que o acolhem. A cada dia, vamos orar com uma tradição peregrina: uma introdução geral no 1o dia, e hinduísmo, judaísmo, budismo, cristianismo, islã nos outros dias. Para cada dia, estamos preparando uma oração própria dessas tradições com um pequeno texto."

A chegada no mosteiro para acomodações e orientações acontece dia 19 de novembro, domingo, até as 16h. No dia 20, segunda, os peregrinos começam a jornada com a abertura de um período eremítico na estação cultural do Mosteiro Zen, saindo em direção às localidades de Guatemala, Pendanga, com parada em Piabas (20), São Pedro (21), passagem em Rio Lampê, parada em São Benedito (22),  Santo Antônio (23) e Palmeiras (24), chegando no sábado, dia (25) ao Seminário Diocesano, em Ibiraçu. O encerramento da peregrinação será dia 26 com celebração de missa no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde.

As vagas para a caminhada são limitadas a 12 pessoas no total, no caso das inscrições excederem este número, existe possibilidade da formação de dois grupos. Os pedidos de inscrição receberão confirmação até dia 20 de agosto. Devido à participação da comunidade da trindade com Ir. Henrique Peregrino, e do Mosteiro Budista, o valor da contribuição é simbólico, referente somente aos custos mínimos das hospedagens.

Valor da contribuição: R$ 210,00

Inscrições para a Caminhada, exclusivamente pelos canais:

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel / Whatsapp: (47) 98804-6926

Enviar: Nome completo, idade, sexo, profissão, endereço, contatos (mail, telefone, whatsapp) e motivo pelo qual deseja participar da caminhada.

A organização enviara a resposta da inscrição, e para os participantes confirmados, A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO SERÁ APÓS O DEPÓSITO DE 50% DO VALOR (R$105,00). O número da conta será enviado junto com a resposta da inscrição.

As inscrições permaneceram abertas até se completarem as vagas, sendo então comunicado o encerramento pela página oficial do mosteiro (facebook/mosteiro.zen)

Data:  19 a 26 de novembro de 2017

Chegada:  domingo, dia 19 de novembro das 8h as 16h.
Encerramento: 
domingo, 26 de novembro (Após Missa no Santuário)

               
O QUE VESTIR E LEVAR:
Sendo uma caminhada espiritual, é grande a importância de lembrar que o sagrado está no caminho, não só nos templos e igrejas. Em vista disso, a caminhada se dá de forma mais lenta, em uma média de 20 km por dia. São indicadas roupas confortáveis e leves (duas mudas) e calçados confortáveis com os quais se esteja acostumado a andar, proteção para o sol, garrafa de água, toalha pequena, fronha, lençol e capa de chuva. Haverá possibilidade de banho de rio ao longo do Caminho. Quem desejar, prever a roupa adequada. Não se esquecer de remédios pessoais eventuais.

Nada se leva das comunidades que acolhem os peregrinos, toda a alimentação é conseguida no caminho (não existe cardápio pré definido), sendo assim, não se faz necessário o uso de dinheiro. 

(Àqueles que também quiserem participar do Sesshin (retiro) de 11 a 15 de novembro no Mosteiro Zen, antes da Caminhada, deverão fazer inscrição separadamente através dos telefones (27) 3257 3030 / 99743 6285. Informações: http://www.mosteirozen.com.br/index.php/retiro)

Registros da Peregrinação 2016

Natureza e Paisagens 6

Acolhimento Amizade F e Espiritualidade 1

Natureza e Paisagens 23

Acolhimento Amizade F e Espiritualidade 3

Natureza e Paisagens 27

Natureza e Paisagens 28

Acolhimento Amizade F e Espiritualidade 5

Acolhimento Amizade F e Espiritualidade 9

Acolhimento Amizade F e Espiritualidade 13

Acolhimento Amizade F e Espiritualidade 14

Acolhimento Amizade F e Espiritualidade 24

Acolhimento Amizade F e Espiritualidade 15

Acolhimento Amizade F e Espiritualidade 32

Natureza e Paisagens 1

Natureza e Paisagens 2

Natureza e Paisagens 15

Natureza e Paisagens 5

Natureza e Paisagens 16

Registros da Peregrinação 2014

 Caminho2013 28

 

 

 

Caminho2013 12

 

Caminho2013 13

 

Caminho2013 15

 

Caminho2013 18

 

Caminho2013 19

 

Caminho2013 20

 

Caminho2013 21

 

Caminho2013 22

 

Caminho2013 25

 

Caminho2013 26

 

Caminho2013 29

Caminho2013 1

 

Caminho2013 9

 

Caminho2013 10